fbpx

Excelentíssimos senhores prefeitos, vereadores e secretários presentes a este evento, senhoras e senhores convidados, é com imensa e grata satisfação que dou as boas-vindas a todos neste dia para prestigiar o evento, painel sobre gestão pública na saúde e seus desafios futuros, que está sendo patrocinado pelo foro metropolitano da foz do rio Itajaí-Açu, e que tem o prazer de nesta noite receber como o entrevistado sua excelência o excelentíssimo senhor secretário de estado da saúde que irá nos brindar com explicações, projetos e resoluções para a área da saúde em nossa região.

Nesta data estamos fazendo o que de mais íntimo há no propósito da associação foro metropolitano da foz do rio itajaí-açu, que é o de trazer ao debate com a comunidade assuntos afetos ao cotidiano das nossas cidades e, sobretudo das nossas regiões. o foro metropolitano da foz do rio itajaí, foi criado em agosto de 2016 com o objetivo de fomentar a criação da região metropolitana que envolve as cidades de barra velha, piçarras, navegantes, itajaí, balneário camboriú, camboriú, itapema, porto belo e, bombinhas. já é tempo que este assunto deve ser debatido e levado às suas derradeiras consequências pelos gestores públicos e por toda a comunidade, devemos aprender com o mundo inteiro que se reúne em comunidades regionais e regiões metropolitanas, pois o objetivo principal de uma região metropolitana é o pensamento coletivo e a busca coletiva pelas soluções, que sejam melhores, mais eficientes e, sobretudo mais econômicas para todos os atores envolvidos neste processo.

Senhoras e Senhores que nessa data aquilatam o nosso evento gostaria de me dirigir especialmente a vossas excelências, para lhes pedir francamente que este debate seja levado para dentro das prefeituras, para dentro dos comitês técnicos e, sobretudo para dentro dos seus planos de governo. não é mais possível nos dias de hoje que nossas cidades sejam pensadas individualmente, nossas cidades devem ser pensadas em coletivo pois isto acarretará o benefício de todo o povo. aliás trata-se de verdadeira unanimidade entre a população que a região metropolitana da foz do rio itajaí-açu deve efetivamente ser operacionalizada, sob pena de no futuro nossa cidades serem inviabilizados tanto por questões econômicas tanto por questões de crescimento e espaço físico. princípio básico da administração pública a eficiência deve sempre ser o norte do gestor público em suas ações, e no caso das nossas cidades que são unidas entre si melhor eficiência não haverá senão com a congregação de todos os municípios em uma região metropolitana. com isso prestigiarmos as grandes cidades da nossa região mas também é, enormemente prestigiarmos as nossas cidades irmãs menores, que muitas vezes pelo seu porte não têm acesso a serviços e recursos financeiros da união e do estado, o que inviabiliza o bem-estar da sua comunidade.

Estamos hoje aqui reunidos como sociedade civil organizada. aliás nossa constituição federal diz que um dos princípios basilares da república é que todo poder emana do povo, e por conta disso estamos aqui para prestigiar o povo reunido em sociedade civil organizada, quer seja pelo foro metropolitano, quer seja por associações civis de classe, quer seja por associações benemerentes, quer seja por associações de representantes. o serviço público por sua nobreza impõe a todos àqueles que detêm uma função pública o dever inafastável da gestão transparente e da gestão participativa com a comunidade, e é por intermédio de eventos como esse que o gestor público possui a possibilidade de conversar francamente olho no olho com a população que é a razão da sua existência. os gestores públicos jamais podem se afastar do compromisso de prestar contas àqueles que são a razão da existência do estado e, por sua vez a comunidade jamais deve se afastar da fiscalização, da cobrança e sobretudo da cooperação com o estado para o desenvolvimento de serviços públicos eficientes e transparentes.

Hoje temos o privilégio de viver na região economicamente mais pujante do estado, isto se deu sobremaneira pelo trabalho dedicado e empedernido de todos os habitantes de todas as cidades que compõem esta pujante região. somos uma população educada, uma população trabalhadora e, clama por serviços públicos mais eficientes, por transparência na gestão pública por idoneidade em todas as esferas de poder tanto a pública quanto privada. não devemos jamais desistir do nosso país, uma vez que somos filhos desta terra e esta terra só existe por conta do nosso trabalho.

Não devemos jamais renunciar da conversa franca e transparente com os agentes do estado, não somente para cobrar um serviço público eficiente, mas também para cooperar com estado, dando o estado evidentemente a liberdade para que os seus jurisdicionados cooperem na criação e desenvolvimento de boas soluções para as nossas cidades.

Senhor secretário de estado da saúde, senhores prefeitos, senhores vereadores, excelentíssimos senhores e senhoras cidadãos  que hoje aqui vieram para prestigiar este evento organizado pela sociedade nosso muito obrigado. quero uma vez mais convidar a todos os que estão hoje aqui presentes a aderirem a este projeto, o foro metropolitano da foz do rio itajaí a sul para que a sociedade civil organizada junta possa erigir novos patamares em nossa cidades.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário