fbpx

Perguntas e respostas rápidas sobre o Foro Metropolitano:

  1. O que é o Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu? Somos uma associação civil privada constituída por várias pessoas com o objetivo comum de protagonizar o desenvolvimento regional da região da Foz do Rio Itajaí Açu.
  2. O que é Região Metropolitana? É como a Constituição Federal tratou de denominar a gestão intermunicipal das cidades que são ligadas entre si, como é nosso caso. A existência de ligação física das cidades (conurbação) pressupõe uma Região Metropolitana. É dever do Estado de Santa Catarina promover a implantação dessa e das outras regiões.
  3. Quando foi fundado? Em 11/08/2014 na cidade de Balneário Camboriú, por intermédio do esforço de egressos de associações de bairro. Foi constituído juridicamente no mês de setembro do ano 2016 na cidade de Itajaí, quando participaram membros das duas cidades, Itajaí e Balneário Camboriú.
  4. Qual a utilidade do Foro? O Foro é útil quando reunindo pessoas se legitima para a defesa dos interesses comuns das cidades da região, entendemos que a simples entrega da gestão da região e das cidades ao poder constituído não é o meio mais adequado para uma sociedade com alto nível de consciência própria. Já que o Estado é omisso na gestão intermunicipal entendemos que a sociedade pode fazer isso.
  5. O Foro compete com outras associações? Sob nenhuma hipótese, não há como pensar em competição, cada qual exerce sua legitimação para qual foi constituída.
  6. Qual o alinhamento partidário do Foro, qual é o partido dele? Não temos alinhamento com nenhum partido político, não fazemos política partidária.
  7. E qual o alinhamento do Foro com os políticos? O Foro não se alinha com políticos, mas com os gestores públicos sempre que o interesse público e o interesse regional sejam evidentes.
  8. Quem financia o Foro, qual a fonte de renda? As rendas do Foro se constituem meramente das doações que recebe e por meio da anuidade dos seus associados. Não há verba pública depositada na conta da Associação.
  9. Quanto ganham os dirigentes do Foro? Sob o aspecto de dinheiro os dirigentes do Foro nada ganham, mas recebem a gratidão pela ajuda altruística ao seus semelhantes.
  10. E os conselheiros, qual a sua renda? Igualmente aos dirigentes, os conselheiros trabalham sob contraprestação voluntária.
  11. Quem é representado pelo Foro? As populações das cidades de Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.
  12. Posso me associar ao Foro? A partir do ano de 2019 as admissões ao quadro social foram encerradas. Lamentamos por isso, mas isso não significa que não poderás participar de nossos objetivos.
  13. Qual o tamanho do quadro social do Foro? No encerramento do ano de 2018 foram contabilizadas mais de quinhentas associações de Pessoas Físicas.
%d blogueiros gostam disto: