fbpx
Itajaí, Balneario Camboriú e Navegantes unidos por sistema viario

Integração metropolitana. Os municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú deram o primeiro passo para o maior projeto de interligação regional no estado de Santa Catarina. A construção do túnel no rio Itajaí-Açu é a obra mais audaciosa do Projeto de Mobilidade Integrada da Região da Foz do Rio Itajaí. Nesta segunda-feira (12), as cidades enviaram os documentos para a autorização de aporte financeiro do Banco Mundial junto à União. Além da obra de infraestrutura, o projeto implantará uma rede de transporte coletivo metropolitano.

O projeto contou com o apoio das equipes técnicas dos três municípios e a aprovação de cada prefeito. Para Volnei Morastoni, de Itajaí, o projeto consolidará toda região como uma metrópole. ““Estes projetos são benéficos para todos os cidadãos. Temos como exemplo as várias obras que estamos conduzindo em nossa cidade com o Fonplata. Elas são rentáveis, pois são verdadeiros catalizadores de novos investimentos privados, além de garantirem significativa economia nos deslocamentos e qualidade de vida à população”, complementa Morastoni.

Para Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, a iniciativa servirá de exemplo para outros municípios do Brasil. “Eles criam um clima de otimismo com as pessoas e investidores. Com certeza, temos muito mais a ganhar”, avalia Oliveira. “Navegantes tem ainda muito para crescer, será muito beneficiada e isso traz vantagens para toda a região”, afirma o prefeito Liba Fronza, de Navegantes.

Túnel Itajaí x Navegantes
Depois da discussão e análise técnica, os municípios optaram por um túnel imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o túnel será baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá.

O projeto ainda está em fase de detalhamento e elaboração. A obra deve contemplar seis pistas de tráfego de veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada exclusivamente à mobilidade ativa com ciclovia e passeio para pedestres.

A solução vem atender a uma das maiores demandas regionais das últimas décadas. Os cidadãos de Itajaí e Navegantes e toda região anseiam melhores condições de deslocamento e fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Navegantes sem ter necessidade do uso da BR-101, por exemplo.

Sistema integrado
O STCR terá como solução viária um sistema rodoviário troncal que percorre a região no sentido Norte e Sul. O Sistema Central terá o modelo de Bus Rapid Transit (BRT) com a implantação de plataformas contínuas por meio de veículos elétricos.

Categorias: Notícias

%d blogueiros gostam disto: