fbpx

O Deputado Estadual Milton Hobus, disse em depoimento gravado para o Foro Metropolitano que no que depender de sua atuação na Assembléia Legislativa as regiões metropolitanas, inclusive a da Foz do Rio Itajaí Açu deverá ser operacionalizada. “O mundo nos ensina décadas” disse o deputado em referência as cidades e regiões mais desenvolvidas do mundo.

Uma região metropolitana traria vantagens. A primeira seria a possibilidade de acessar programas de investimentos federais diferenciados – sobretudo nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana -, voltados especificamente para esse tipo de formação; a segunda seria a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento de toda a região de forma integrada, o que tem dado certo em vários lugares do país.

Essa integração pode se traduzir em benefícios práticos para a população. O transporte coletivo dentro da região para quem precisa se deslocar entre as cidades para trabalhar ou estudar pode ser readequado para reduzir custos e tarifas, por exemplo. Na questão da telefonia, a tarifa da ligação entre as cidades integradas pode deixar de ser interurbana e passar a ser local, mais barata. No entanto, o maior ganho pode ser em questões que afligem a maioria dos municípios. Em relação ao meio ambiente, as cidades da região poderiam trabalhar em conjunto para resolver a questão da destinação do lixo, uma questão que poucos municípios resolveram porque é complexa. Esse trabalho conjunto poderia se estender ainda para a área da saúde pública, já que é comum habitantes de um município utilizar os serviços de outro.

 

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário