fbpx

Medida visa compreender as razões do prefeito municipal em prejudicar a população das cidades Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Tijucas, prefeito terá vinte dias para apresentar por escrito as informações. 

No dia 05 de Março o prefeito municipal de Itajaí, Volnei José Morastoni foi notificado pelo Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu para apresentar, fundamentadamente, as razões que o levaram a editar o decreto 12.527/2017, onde no seu art. 3° proíbe a passagem de ônibus coletivo que atendem as cidades da região pelo centro da cidade de Itajaí. O expediente encaminhado pelo Observatório Regional do Foro Metropolitano faz as seguintes perguntas:

a) que sejam apresentados os estudos técnicos que embasaram a edição do art. 3 do referido decreto, o qual proibiu a passagem de ônibus coletivo intermunicipal dentro da cidade, transporte esse que em essência se traduz em um sistema primitivo de transporte metropolitano;
b) os estudos técnicos de impacto da não passagem dos ônibus que ligam Itajaí as cidades vizinhas, dos quais depende a população, mormente a de baixa renda;
c) quais as ações que o município irá implementar para minimizar os danos da proibição da passagem desses ônibus no interior da cidade.

O Foro Metropolitano após avaliar a resposta do prefeito poderá emitir uma recomendação de alteração do texto ou se compreender que há ausência de interesse público no ato do prefeito levar o caso a Justiça por meio de Ação Civil Pública. 

População trabalhadora será a mais afetada:

Muito embora os efeitos do art. 3 desse decreto estejam suspensos é necessário melhor compreensão das razões que levaram o prefeito a proibir a circulação dos ônibus que transportam estudantes e trabalhadores para as cidades vizinhas. A medida vai na contra mão de tudo o que é proposto nos dias atuais, beneficiando o transporte particular em detrimento do transporte público. A cidade ficará com mais carros circulando, mais barulho, mais poluição. 

Tags:

2 Responses

  1. Estamos acostumados com a Praiana passando pelo centro da cidade, desde que éramos crianças. Prefeito Volnei, penso que você está errado, não venha nos dizer que são os ônibus da Praiana que estão causando congestionamento no transito de Itajaí.

Deixe um comentário