Apresentação

A sociedade civil organizada unida é sempre forte e atuante!

 

 

A associação Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu foi criada com o condão de ser uma agremiação da sociedade civil organizada da região de Itajaí, uma vez que por conta de uma lei complementar do Governo do Estado, se criou uma região metropolitana em nossa região.

É bastante comum se observar nas cidades a constituição de associações, todas elas com o fito de serem um corpo para dar sustentação comunitária aos bairros, localidades e região de moradores. Assim, uma associação civil que agremia a sociedade é a forma mais simples de organização coletiva com a capacidade de articulação social e política não partidária em defesa dos interesses da sociedade. Ela está ao nosso alcance e nos oferece a oportunidade de organização necessária para interferir coletivamente nos processos decisórios das diversas instâncias do poder. A força de uma associação está no grau de mobilização, por isso é fundamental a participação de todos. Debater as questões que fazem a diferença nas nossas vidas. A luta solitária muitas vezes se mostra pouco efetiva, a luta coletiva, sem dúvidas é a alternativa mais apropriada.

Diante desse panorama e levando em consideração que a região de Itajaí é condensada em vários municípios que, nos dias atuais quase não tem, ou efetivamente não tem mais uma fronteira física e, diante da problemática que isso se traduz para os serviços públicos e privados é que nasceu a ideia da congregação da sociedade civil organizada em uma associação metropolitana, local próprio para debates, sugestões e análises das questões que são afetas a nossa região.